Futebol

Missão dada, missão cumprida

A história de Ango Dias no futebol do Glória Esporte Clube.

Publicado em 22/08/2020 11h06 - Atualizado há 2 meses - de leitura
O Leão da várzea, como o Glória ficou conhecido após permanecer invicto por 14 pelejas /Divulgação
O Leão da várzea, como o Glória ficou conhecido após permanecer invicto por 14 pelejas /Divulgação

Mauricio Francisco sabia de minhas incursões ao passado do futebol de Joinville e me entregou uma foto e, se não bastasse, mais uma cópia digitalizada de um time onde seu avô estava postado. A curiosidade dele era saber com quem o avô estava. A tarefa ficou não muito difícil ao notar de que se tratava de uma agremiação que eu tinha muita intimidade. O passo seguinte foi ainda mais tranquilo, mesmo que ao distinguir os personagens a emoção pesou. Estava diante de uma rara imagem do Glória Futebol Clube, onde aparece o jovem Ango Dias (na legenda da foto como Dias II), na época com 18 anos. O cidadão nada mais é do que meu pai. Para Maurício Francisco, isso não bastava. O que ele queria era a escalação completa da trupe. Recorri de imediato a Arthur Hoppe, que foi traído pela visão já não das melhores. A segunda tentativa foi com Engelbert Mueller, que adiantou uma grande parte da escalação e ficou em dúvida do restante.

Os meus informantes já se foram para um plano superior. Alguns anos se passaram desde que recebi esta missão. E por acaso, com a ajuda do universo on-line, mesmo sem um efetivo aperto de mãos, encontrei a amizade de Silvio Paulo Merling, que trouxe a relação completa daqueles jovens defensores do Glória Futebol Clube. Amparado com a publicação da revista Sport Ilustrado, do dia 17 de outubro de 1940, que o alviverde da rua 15 de Novembro voltou a entrar em campo, como num verdadeiro sonho com os olhos vidrados e marejados.

Ai está, Mauricio Francisco, o Leão da várzea, como o Glória ficou conhecido após permanecer invicto por 14 pelejas - 11 vitórias e três empates - enfrentando equipes locais e de outras cidades. O link para consulta é este http://cacellain.com.br/blog/?p=65955. Vale a pena rever e se emocionar com tanta bravura e dedicação ao esporte bretão.

Quem está na foto: da direita para a esquerda – Carmen Mira (mascote), Merling, Rosa, Mira I, Mira II, Antônio Dias, Cercal, Alfredinho, Nico, Fischer, Mosquito, Ango Dias, Emendoerfer, Klug e Ronck.

Fonte: RDB

Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

ESTADUAL LCF 2016

Gols de ABV x Abelardense

há 3 meses


#AMESOFIAHELENA - ESTAGIÁRIOS DO ASFALTO

há 5 meses


BRASILEIRO DE SELEÇÕES

há 5 meses