Basquete

Oito equipes de SC se classificam para o Brasileiro de Basquete 3x3

Mais de 200 atletas de 54 equipes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul disputaram as seis categorias.

Publicado em 18/10/2021 15h06 - Atualizado há 8 meses - de leitura
Etapa aconteceu em Itapema./Foto: Lucas Inácio
Etapa aconteceu em Itapema./Foto: Lucas Inácio

Em um fim de semana com mais de 50 jogos disputados pela Etapa Regional Sul do Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3, em Itapema, oito equipes do estado se classificaram para a Etapa Nacional da competição. Entre sexta e domingo (15 a 17), mais de 200 atletas de 54 equipes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul disputaram as seis categorias do torneio com duas vagas para o nacional em cada.

Neste domingo, 12 equipes masculinas e 10 femininas entraram em quadra e o domínio foi catarinense, repetindo as duas finais do circuito estadual. No Feminino Adulto, vaga para as duas equipes da ADIEE / Avaí (Florianópolis) que fizeram a revanche e, dessa vez, quem levou a medalha de ouro foi a ADIEE B, que venceu a ADIEE A por 18 a 10. O terceiro lugar ficou com Xaxim.

No Masculino, o Academia do Basquete venceu o Our Team (Joinville) na decisão por 21 a 15 e novamente ficou com o título. Há um mês, as duas equipes venceram a segunda etapa da Liga ANB 3x3, a maior do país, nas categorias Elite Ouro e Prata, respectivamente. O Academia do Basquete também conta com Jefferson Socas e William Weihermann, recém convocados para a Seleção Brasileira que vai à Copa América, em novembro. O terceiro lugar ficou com a ADIEE / Avaí.

Equilíbrio na base

Nas categorias de base, realizadas na sexta-feira e no sábado, o equilíbrio foi quem ditou o ritmo. Das oito vagas em disputa, quatro para Santa Catarina, três para o Paraná e uma para o Rio Grande do Sul. No Masculino, é a ACOB (Concórdia) quem vai representar o basquete catarinense. A ACOB 1 levou o título Sub-18 ao vencer Piraquara (PR) por 19 a 11, enquanto ACOB 1 do Sub-23 ficou com a prata em uma final quente contra o Londrina por 21 a 18.

Nas categorias femininas, as equipes do Sociedade Ginástica de Joinville conquistaram dois títulos e as vagas para representar o estado no nacional. A equipe ficou com o título Sub-18 ao vencer o União Corinthians (RS) na decisão por 15 a 13. Já no Sub-23, a vitória foi contra o Guaxo Sub23 (PR), por  16 a 7.

Apoios para o sucesso

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) realizou a Etapa Regional Sul do Campeonato Brasileiro em conjunto com a Federação Catarinense de Basketball (FCB) e o apoio da Prefeitura de Itapema. O Ginásio Municipal de Esportes, casa do ABCE Itapema, recebeu uma grande estrutura com DJ, telão, fisioterapeuta e todo o suporte aos mais de 200 atletas que disputaram a competição.

"Nosso agradecimento a todos de Santa Catarina pela participação e à FCB pela realização da Etapa Regional Sul. Daqui saíram duas equipes por categoria para a etapa final, então só tenho a agradecer pelo nível técnico, de estrutura, por tudo que foi realizado aqui ao longo destes três dias, só tenho agradecer e levar o que fizemos aqui para as outras etapas como ponto de referência e de excelência. A CBB agradece a parceria de todos", falou Chico Chagas, gerente de Desenvolvimento de Basquete 3x3 da CBB.

Itapema sediou três dos seis eventos de Basquete 3x3 realizados pela FCB em 2021 e já é a casa da modalidade no estado, incluindo uma parceria para a realização de uma quadra exclusiva para o 3x3. O evento também teve o apoio da Liga de Basketball do Vale do Itajaí (LIBAVI) na realização da competição e, claro, da Trimania, há 12 anos parceira do basquete catarinense.

Classificados - Campeonato Brasileiro Basquete 3x3

Adulto Masculino

Academia do Basquete (SC)

Our Team (SC)

Adulto Feminino

ADIEE / Avaí B (SC)

ADIEE / Avaí A (SC)

Sub-23 Masculino

Londrina Basketball (PR)

ACOB 1 (SC)

Sub-23 Feminino

JEC/SGJ (SC)

Guaxo Sub23 (PR)

Sub-18 Masculino

ACOB 1 (SC)

P.M. Piraquara (PR)

Sub-18 Feminino

Ginástico/JEC (SC)

União Corinthians (RS)

Fonte: FCB

Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

ESTADUAL LCF SÉRIE OURO 2021

Final Estadual LCF Série Ouro 2021 - AAPF Palmitos x Chapecoense

há um mês


CHAMADA NOVO PATROCINADOR LCF 2021

há 11 meses


CHAMADA SÉRIE OURO LCF 2021

há 12 meses