Curso de Iniciação à Arbitragem conta com 70 participantes em Florianópolis.

17 ABR 2018
17 de Abril de 2018

Esse foi o primeiro dos sete cursos que serão realizados ao longo de 2018

Na última sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de abril, foi realizada o primeiro Curso de Iniciação à Arbitragem de 2018, organizado pela Liga Metropolitana de Basketball (LMB), em parceria com a Federação Catarinense de Basketball (FCB). O evento foi realizado na UFSC e contou com a presença de mais de 70 pessoas que receberam aulas do representante de arbitragem José Carlos Conte (mais conhecido como Tacho) e do árbitro internacional Eduardo Albano. Também estiveram presentes o presidente da FCB, Oscar Archer, o presidente da LMB, Cristiano Maranho, entre outros membros de diretoria das duas instituições.

“Para nós é uma satisfação ver esse auditório cheio e que tantas pessoas estão interessadas em se tornarem árbitros de basquete. É uma área que está crescendo e a Federção se orgulha do trabalho que está sendo realizado, pois só nas competições estaduais, taças e copas serão aproximadamente 1,5 mil jogos em 2018 e isso nós oferecemos: bom números de jogos e um plano de carreira que valoriza ainda mais aqueles que se esforçam. Nossos árbitros são destaques internacionais e isso quem chancela é a FIBA”, falou o presidente da FCB Oscar Archer na abertura oficial do evento, relembrando as participações dos profissionais de Santa Catarina em Olimpíadas, Mundiais e Euroliga.

Foram aproximadamente 12 horas de aulas sobre a arbitragem do basquete, incluindo aulas teóricas sobre as atividades de oficiais de mesa, de árbitros e mecânicas da arbitragem com um jogo demonstrativo entre as equipes Sub-14 e Sub-16 da ADIEE/Avaí. Após as aulas, foram realizadas as provas para os candidatos a oficiais de mesa e árbitros.

Esse foi o primeiro dos sete cursos que serão realizados ao longo de 2018, sendo um em cada liga regional. Santa Catarina é considerada a melhor arbitragem do país e contou com dois profissionais de seu quadro nas Olimpíadas de 2016, além de diversos oficiais de mesa.

“Se hoje nós temos os melhores profissionais da arbitragem do Brasil, isso deve-se ao trabalho que é realizado aqui, com investimento e oportunidade para que os profissionais possam crescer e tudo isso começa aqui. Eu fico muito orgulhoso em dizer que vários desses profissionais começaram conosco, assim em sala de aula como vocês, porque significa que nosso trabalho foi bem realizado”, falou Tacho, que há 50 anos trabalha com arbitragem de basquete e há cerca de três décadas realiza cursos de formação.

O próximo Curso de Iniciação à Arbitragem será realizado pela Liga Norte de Basketball nos dias 4 e 5 de maio, em Joinville. A programação completa, você confere no site da FCB.

 Fonte: FCB

Voltar

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.